Engorda, emagrece, engorda, emagrece e por aí vai… a explicação pode não ser muito técnica, mas é basicamente disso que se trata o temido “Efeito Sanfona”. Usando termos mais científicos, o efeito sanfona consiste na rápida recuperação do peso perdido durante uma dieta. Em outras palavras, é passar seis meses sofrendo no regime e engordar tudo de novo no primeiro pavê!

No entanto, para felicidade geral da nação, um estudo chileno confirmou que o efeito sanfona está ligado a alterações hormonais. O melhor de tudo: esses hormônios malucos podem ser controlados com uma dieta específica! Já pode comemorar?

A chilena Ana Belén Crujeiras, principal autora do trabalho e médica do Complexo Hospitalar Universitário de Santiago, concluiu que pessoas com alta concentração do hormônio leptina e baixo teor do hormônio grelina são as mais assombradas pelo efeito sanfona. Os resultados foram obtidos a partir de estudo realizado com 104 pessoas acima do peso que faziam regimes alimentares para perder peso.

Agora, nutricionistas e endocrinologistas podem trabalhar juntos no desenvolvimento de dietas e tratamentos para a perda de peso. E sanfona agora, só no forró!

\o/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...