Todo mundo sabe que a exposição prolongada ao sol pode causar sérios danos aos olhos, à pele e aos cabelos. Porém, existem algumas maneiras de se proteger dos raios mais nocivos! Elas são simples, e com certeza você já as conhece: usar óculos escuros, ficar longe do sol durante os horários mais críticos, entre as 10 horas da manhã e as 16 horas da tarde e claro, o mais importante de todos: usar sempre o protetor solar!

O mais interessante, é que mesmo sendo algo que todo mundo tem a consciência de que deveria usar sempre, ele é um dos produtos mais ignorados quando se trata de beleza.. Que tal descobrirmos um pouco mais sobre ele?

1. O que é protetor solar?

O protetor solar é uma substância que protege a pele através da reflexão, absorção e dispersão de radiação UV para evitar que ela prejudicar a pele. O produto está disponível em muitas formas: loções, cremes, pomadas, géis, bastões e sprays. A maioria dos hidratantes, protetores labiais e outros cosméticos agora também fornecem esta proteção.

2.O que significa FPS?

A sigla significa Fator de Proteção Solar. É um número (15, 30, 50), que indica o tempo que o produto é eficaz na pele. Para saber quanto tempo o protetor solar é eficaz basta multiplicar oFPS pela quantidade de tempo que você leva para se queimar. Por exemplo, se você leva 10 minutos para se queimar sem usar proteção, e você aplicar um filtro solar com FPS 15, você estará protegido por 150 minutos.

3. Os diferentes tipos de protetor solar:

Existem diferentes tipos de protetor solar. Alguns protegem somente dos raios UVB ( raios típicos do verão, que penetram na pele e podem causar graves queimaduras), enquanto outros protegem tanto dos raios UVB quanto do UVA ( radiação constante do sol, penetra na pele profundamente, mas sem causar danos).

4. Como aplicar o protetor solar

O protetor deve ser aplicado sempre meia hora antes de sair e reaplicado de duas em duas horas. Um erro comum é “economizar” o produto na hora de passar. Um corpo de estatura média precisa de cerca de 35 ml de protetor solar.

5. Protetor Solar no inverno?

Mesmo no inverno, o filtro solar deve ser aplicado todos os dias. Isso vale para os dias de chuva e neblina também. Os raios UV conseguem atravessar nuvens e nevoeiros sem problemas e acaba pegando muita gente de surpresa.

Agora você não tem mais desculpa pra sair de casa sem proteção! 😉

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...