Quem nunca ouviu uma dica de beleza natural ou caseira passada pela avó através das gerações? E aquela super modelo que jura que não faz nada pra ficar linda?

Algumas revistas femininas ajudam a propagar alguns mitos e algumas verdades também.

“Beba bastante água”

É certo que beber água faz muito bem, mas “bastante” água é quanto exatamente? Para a média, a quantidade ideal diária varia de 1 a 2 litros por dia, dependendo da estação do ano, da temperatura e das atividades físicas. Nós por aqui, temos que beber um pouco mais que isso para manter o corpo hidratado e, consequentemente, saudável.

“Para reduzir olheiras, saquinhos de chá”

Você dormiu mal e acordou com aquelas olheiras. Aí você se lembra da dica da sua avó, faz um chá e usa o saquinho para fazer compressas nos olhos. Você sabia que o chá pode manchar a pele? Aí, ao invés de clarear suas olheiras, elas vão ficar marrons. Você pode sim usar alguns chás com compressas geladas. O mais indicado é o de camomila que, além de claro é calmante, mas o ideal mesmo é uma simples massagem para estimular a corrente sanguínea, feita levemente com as pontas dos dedos, da região próxima ao nariz, até a lateral do rosto. Ah, e uma bolsinha de água gelada depois, também ajuda.

“Para dar brilho aos cabelos, eles devem ser lavados com suco de limão”

O limão neutraliza o cálcio da água e dá brilho aos cabelos. Essa é uma dica das estrelas, mas aí eu tenho duas perguntas: E se eu usar o suco de limão e lavar os cabelos? E que quantidade de limão usar?

Ok, o limão realmente faz isso, mas você sabia que ele também resseca muito o cabelo? Pois bem. Entre um cabelo super brilhante, mas seco e um cabelo normal só que saudável, eu fico com a segunda opção. A solução é sempre lavar os cabelos com água fria porque isso fecha as cutículas dos fios e, consequentemente dá mais brilho. Muito melhor, não?

“Para clarear as unhas, use água oxigenada”

Peróxido de hidrogênio ou simplesmente água oxigenada é uma dica para clarear as unhas quando manchadas pelos esmaltes escuros. Funciona? Sim mas, não é nada recomendável. Basta ler o rótulo e ver que uma das precauções em caso de contato com a pele é lavar abundantemente com água. Água oxigenada pode queimar a pele então, por que aplicá-la nas unhas? Tudo bem que o resultado é bem menos dramático, mas não é seguro.

“Para ficar em forma, pratique esportes”

Ninguém aqui quer ser um medalhista Olímpico, certo? Então exageros não são recomendados. Praticar muitos esportes diferentes e começar atividades físicas sem orientação pode te trazer problemas físicos. Começar gradativamente é o primordial para não forçar seus músculos, juntas e o corpo de modo geral. Tempo ideal? Três horas por semana está ótimo para começar!

“Fazer desintoxicação alimentar é bom para o corpo”

Manter o estômago vazio ou simplesmente comer apenas um tipo de alimento por dia (maçã, por exemplo), é o que se fala por aí para desintoxicar o organismo. Como posso explicar a falta de lógica disso em poucas linhas? Vamos imaginar que o corpo é como um arco-íris com várias cores. Imagine tirar todas as cores e colocar somente uma (ou nenhum). Deixa de ser um arco-íris, não? Pois é assim que funciona. Uma dieta de desintoxicação “purifica”, mas também desestabiliza seu corpo e, convenhamos, se você mantiver seu corpo funcionando com uma dieta balanceada e livre de alimentos inadequados, o organismo sozinho já faz o trabalho de desintoxicação.

“Quanto mais antioxidantes você tomar, melhor!”

Suplementos e alguns alimentos têm ações antioxidantes que ajudam o corpo a ficar mais jovem evitando a oxidação das células. Então, para ficar como uma adolescente de 15 anos basta se entupir de antioxidantes? Errado! O consumo excessivo produz o efeito oposto e, o pior, para diabéticos podem até anilar o efeito da insulina.

“Xampu para bebê é bom para o couro cabeludo oleoso”

Sabemos que o excesso de oleosidade dos cabelos geralmente é na raiz e seria lógico pensar que lavando bem essa área com xampu neutro, geralmente xampu para bebês resolveria o problema. Pois não é. Xampus infantis são projetados para serem usados por crianças, pois são próprios para nutrir e couro cabeludo com pele frágil e fininha dos bebês. O mais indicado é usar xampus específicos para o seu tipo de cabelo e, no caso de raízes oleosas, evite o contato com condicionador nesta parte dos cabelos.

“No verão, deixe o cabelo secar naturalmente”

O objetivo desta dica é não queimar o cabelo com secador quente demais. O detalhe é que o resultado é meio desastroso e você ainda ganha um visual meio desgrenhado. Se seu objetivo é esse, tudo bem, mas é melhor pensar longe. Por que não ter um bom corte de cabelo que permita que ele seque naturalmente sem ficar feio? Ou então, use um bom secador com controle de temperatura e a uma distância adequada que não vai queimar seu cabelo. E não se esqueça de sempre manter seus cabelos hidratados.

“Para manter seus cabelos hidratados você pode usar creme para pele”

Tecnicamente você pode sim, mas lembre-se de um pequeno detalhe: a textura do seu cabelo não é a mesma da sua pele. É como lavar um azulejo com um produto para o chão. Não tem uma diferença enorme, mas não é adequado. Portanto, só se utilize deste recurso em casos de extrema urgência ou aplique o creme somente nas pontas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...